O instagram e as influências ocultas sobre você
Conte um pouco sobre sua história.
Chamo-me Beatriz Benegas, e tenho 20 anos. Nasci em São Paulo e desde então nunca mais me mudei. Estudei em uma escola suíça desde pequena. Quando me formei, entrei direto na Escola Superior de Propaganda e Marketing, para fazer o curso de graduação de Relações Internacionais. Atualmente estou no 6º semestre e trabalho na área comercial da maior trading importadora do país, a Cisa Trading.
Você sempre foi magrinha ou já foi mais cheinha e ai resolveu mudar?
Desde pequena sempre fui mais cheinha. De longe, nunca fui a mais magrinha do grupo. Aos 15 anos, resolvi fazer um intercâmbio para a Alemanha por dois meses. Voltei com 7,5 kilos a mais, chegando a pesar 67 kilos, com, no máximo, 1,58m de altura.
Aos 16 anos, me sentia muito mal comigo mesma. Autoestima vivia lá em baixo, sempre chorava, ficava me comparando com minhas amigas, e não me achava bonita.
Foi aí que resolvi mudar. Fui ao nutricionista, entrei para a academia e entrei na vida fitness de vez. Fiz uma bela de uma reeducação alimentar e até hoje nunca mais mudei meu estilo saudável de se viver.
Teve algum motivo específico para você aderir a um tipo de vida mais saudável que o da maioria das pessoas?
Quando percebi que estava sempre chorando devido à minha autoestima, resolvi mudar imediatamente. Levantei a bunda do sofá e saí da frente da TV.
Quando percebeu que compartilhar isso fosse algo que seria bom para você?
Sempre amei me informar sobre esse estilo de vida. Sendo na área nutricional, de educação física e até mesmo na área médica (funcionamento do organismo). Vivia lendo artigos sobre esses assuntos.
Minhas amigas viam a mudança em meu corpo e ficavam me perguntando, pedindo dicas. Foi aí que fui cada vez mais atrás de informação e percebi que adorava dar dicas. Porém, você não pode dar dicas e responder as dúvidas se você mesmo não é visto e/ou tido como exemplo.
Isso foi o que me impulsionou mais ainda. Eu tinha que estar bem para as pessoas confiarem em mim.
É como se um dentista tivesse dente amarelo; você nunca vai confiar nele.
Saber que, para compartilhar o que sabia, eu tinha que me esforçar mais ainda em mim mesma.
Por que escolheu o instagram?
O instagram é uma ferramenta de fácil acesso e que pode até ajudar financeiramente. É muito mais interessante você ter uma mídia visual do que somente de leitura. É bem mais fácil conseguir followers do que amigos no facebook. O twitter limita caracteres, o que transforma a informação muito restrita e insuficiente.
Como se sente quando conquista mais seguidores? Tem alguma conta que te inspira?
Fico feliz quando ganho seguidores. Mais ainda quanto curtem e comentam, isso significa que não estou fazendo nada à toa e que gostam do meu trabalho.
Sim: Aqueles que têm o mesmo estilo de: @gabrielapugliesi @fitnessworld @camilaguper
Você sonha em ter seu instagram muito famoso ou quer algo mais reservado, com seguidores que sabe que te seguem porque realmente gostam e não porque você é "famosa"?
Sonho sim em ter meu insta bem famoso. Até porque, infelizmente, é isso que atrai patrocinadores e parceiros. Mas, no meio dos meus followers, é óbvio que vou me importar muito mais com aqueles que interagem comigo. Me fazem perguntas, me mandam e-mails, e aqueles que curtem minhas fotos.
Por que o nome 4bodyandmind?
Quando decidi largar “a vida de sofá”, eu percebi que não adianta você enlouquecer e tentar atingir o corpo perfeito. Você precisa sempre manter um equilíbrio entre a mente e o corpo. Se não você pira, porque não eh nada fácil chegar onde queremos. Dieta é uma coisa extremamente difícil, malhar todos os dias dá preguiça, principalmente pra quem estuda e trabalha.
Qual a parte mais difícil encontrada por você nesse caminho?
A parte mais difícil é conseguir followers fiéis e que interajam com você. Eu sempre tenho um monte de frases motivacionais e dicas para dar, mas prefiro ouvir o que as pessoas querem para saber o que e quando postar. Depois disso, é claro, ter parceiros e conseguir patrocínio é a parte mais difícil..
Você "jaca"?
Jaco sim, e muito!!! Sou daquele estilo que, quando mais você restrita, pior fica depois, porque você fica fissurada por comer aquilo que você segurou por muito tempo. Porém, quando jaco, eu jaco em pouca quantidade. Se preciso muito de um doce, como no máximo uma barrinha de chocolate (aquelas pequenas que vendem na padaria). Se for pra tomar sorvete, é uma bola. Se for bolo de chocolate, é um pedaço pequeno.
Você já recebeu críticas? Se sim, elas são boas ou/e ruins? Como você lida/pretende lidar com elas?
Ainda não recebi críticas negativas. O insta é muito novo, então acho que não deu tempo para as pessoas me criticarem. Se as críticas forem construtivas, ótimo. Tento me ajustar e melhorar o que posso. Se não, ignoro. Já recebi vários elogios, e isso sempre me motiva mais.
Sua família e amigos entendem que você curte compartilhar e ter hábitos mais saudáveis ou são do tipo que acham isso besteira?
Isso sempre vai ser um obstáculo. As pessoas que não tem esse estilo de vida, às vezes não concordam. Pelo contrário, só atrapalham. Tento beber o mínimo possível, tento comer certo o tempo todo e todo mundo fica me criticando e enchendo o saco.
Você acha que esses instagrans fits podem atrapalhar e influenciar negativamente algumas pessoas?
Acho que acontece com muita gente. Mas é o que eu falo e já postei: você tem que olhar para os outros como incentivadores, você tem que se olhar no espelho e se não gostar de algo, fazer de tudo para mudar. E não ficar chorando pelos cantos. Você tem que analisar o que você realmente quer. E se você não quer, se aceite. Existem vários gostos diferentes, pessoas que gostam de perna fina, perna grossa, braço musculoso, braço fino. Vai de cada um.
Você tem algum conselho/dica que queira deixar para as pessoas que estã lendo a matéria?
Leia sem julgar. Cada um tem seu estilo de vida, cada um gosta de uma coisa.
Sobre as postagens, como você sabe o que pode e o que não pode postar?
Na verdade procuro sempre artigos confiáveis e científicos. Varias meninas pediram para postar algumas matérias, mas não tinham fontes confiáveis. Isso é um problema. Não posso simplesmente postar o que ouvi por aí.
Você tem alguma experiência ou tem amigas que já sofreram com bulimia e anorexia? Quão importante você acha que é para as pessoas alertarem sobre o assunto?
Não tenho experiência, graças a Deus. Mas acho que é exatamente manter o equilíbrio entre o corpo e a mente. Senão você surta e vai fazer coisas extremas que fazem mal à sua saúde.
Você acredita no padrão imposto pela sociedade ou acha que as pessoas gordas conseguem, sim, se sentirem bem com o corpo delas?
Lógico que acredito. Cada um tem seu gosto e se sente bem de algum jeito. Algumas pessoas gordinhas não se sentem bem devido à pressão da sociedade. Já outras, gostam realmente de biotipos mais magrinhos, independente do que a sociedade dita.
Eu, particularmente, tenho um gosto diferente da maioria das minhas amigas. E não estou nem aí. Realmente ignoro e tapo os ouvidos quando criticam meu corpo de uma forma que julgo não construtiva.