O instagram e as influências ocultas sobre você
Conte um pouco sobre sua história.
Meu nome é Caroline Pinheiro Ratti, tenho 26 anos e sou natural de Marília, interior de SP. Até os meus 17 anos sempre fui magra, e quando fiz 18 anos mudei para São Paulo para estudar (faculdade de Direito no Mackenzie). Com a mudança, os hábitos alimentares também mudaram. Comecei a me alimentar muito mal, comia muita comida pronta, fast food, enlatados e industrializados, muita gordura e pouquissimos nutrientes. E assim, pouco a pouco fui engordando, até chegar no auge que foram os meus 66 quilos (antes eu pesava em torno de 55 quilos).
Teve algum motivo específico para você resolver aderir a um tipo de vida mais saudável?
O principal motivo foi minha auto estima, pois eu não me sentia mais bonita, tinha vergonha do espelho, fugia da balança e me escondia atrás de roupas pretas e largas.
Quando percebeu que compartilhar isso fosse algo que seria bom para você? Aliás, é bom?
O instagram, no inicio, era algo que eu utilizava para me policiar. Eu pensava que precisava postar algum prato saudável (era isso que as pessoas esperavam ver) e, consequentemente, eu tinha que fazer e comer algo assim. Então, o instagram me motivava a continuar "na linha" e não fracassar. E, com certeza, ele me ajudou, e muito, pois eu tinha um compromisso comigo e com os meus seguidores.
Por que escolheu o instagram?
Porque era o aplicativo mais recente que havia surgido e eu ainda não tinha um perfil nele.
Quando percebeu que havia crescido dentro desta rede social?
Percebi o "bum" do perfil no mês de abril de 2015, pois foi quando muitas meninas começaram a mandar e-mail e mensagens relatando o quanto eu as ajudavam a permanecer na vida saudável, que se inspiravam em mim e na minha rotina, que me admiravam, etc! Vi que eu acabava auxiliando, mesmo que indiretamente, muitas pessoas a serem fortes e persistirem nos objetivos.
Por que o nome "seliganadiet"?
O nome foi pura invenção minha, queria algo relacionado à dieta, vida saudável e criei esse nome "estranho".
Alguém já te encontrou na rua e te reconheceu?
Uma seguidora me reconheceu em um shopping em Cancun, achei um "absurdo" e legal ao mesmo tempo! Naquela época o instagram só tinha por volta de 30 mil seguidores...
Em relação à parceria, existe algum tipo de "regalia"?
Sim, com o aumento do IG muitas oportunidades apareceram. Lojas enviam roupas, produtos, clinicas de estética, roupas de ginástica, muita coisa nova. Esse é mais um retorno positivo do IG (além das mensagens de seguidoras carinhosas que recebo diariamente).
Qual a parte mais difícil encontrada por você nesse caminho?
Com certeza é o inicio pois queremos que os resultados apareçam rápido, porém demora alguns meses. A vontade é largar tudo e assumir o lado "gordinha", isso sim.
Você jaca?
Dificilmente. Há mais de um ano (que foi quando comecei) não como lanche, batata frita, parmegiana, etc. O que como de "anormal" são algumas friturinhas no rodizio japonês, de vez em nunca.
Quais os maiores benefícios que compartilhar sua rotina te trouxe? E os malefícios?
Os benefícios são que eu me orgulho de ter um diário (o instagram, no caso) que retrata o meu emagrecimento, e, quando estou desanimada, eu me obrigo a reagir pois preciso animar outras pessoas, então isso me beneficia. Por outro lado, a parte ruim é que exponho a minha vida, e todos sabem tudo o que acontece.
Isso interferiu no seu trabalho?
O instagram é algo paralelo, segundo plano. Primeiro vem o trabalho e minha rotina (família, namorado, amigos), e quando sobra um tempinho eu posto as fotos e penso nos textos (por isso dificilmente respondo as perguntas, pois, realmente, não dá tempo).
Você recebe críticas? Se sim, elas são boas ou/e ruins? Como você lida com elas?
Quase nunca recebo críticas, é muito raro. Acho até bom considerando que são 151 mil pessoas que me "veem" diariamente. A maioria dos comentários, e-mails e Directs são me elogiando, e eu fico super feliz.
Qual a maior diferença da sua antiga vida para a nova vida?
A diferença é a qualidade de vida. Antes eu não me cuidava, não me gostava, tinha muita dor de cabeça, asia, preguiça... Depois que aderi ao estilo de vida saudável minha vida mudou, sou uma nova pessoa. Outro ânimo, outra saúde, outro dia a dia. Hoje, sei o que é aproveitar a vida em todos os sentidos.
O que você pensa sobre outros instagrans que fazem a mesma coisa? Você acha que compartilhar a vida saudável virou "moda" no Brasil?
Não acho que virou "moda". Acho que a vida saudável está muito em evidencia atualmente, então, muitas pesssoas acabam compartilhando isso na internet.
Você se inspira em alguém?
Ninguém.
E palestras? Você faz/pretende fazer?
Nunca fiz, mas, caso apareça a oportunidade, eu adoraria fazer e contar um pouco da minha trajetória para motivar mais e mais pessoas.
Você acha que esses instagrans fits podem atrapalhar algumas pessoas?
Às vezes, algumas meninas donas de instagrans, dão muita importância para o visual, bens materiais, passam o dia na academia, e só comem em restaurantes caros. O meu perfil retrata minha vida como ela é. Dou valor para a família, meu namorado... Posto coisas do meu trabalho, minha rotina de morar sozinha. Não fico focada somente no corpo esbelto e não vivo "só de academia". Eu trabalho, estudo, namoro, viajo, enfim, curto minha vida. Acho que isso faz com que as pessoas se identifiquem pois sou uma menina normal, assim como todos.
Você tem algum conselho/dica que queira deixar para as pessoas estão lendo a matéria?
Acredite que você é capaz!!! Nunca pense que não é possível, pois, é confiando e persistindo nos sonhos que alcançamos nossos objetivos. Pode parecer superficial essa frase, mas é a verdade. Eu achava que não era capaz, e, hoje, vi que minha capacidade vai muito além do que eu mesma imaginava. Os limites somos nós que impomos, e na verdade eles não existem.